Na imagem acima, a partir da esquerda, os palestrantes já confirmados: Profa. Dra. Maria Selma de Moraes Rocha; Profa. Dra. Carolina de Roig Catini; Profa. Dra. Graziela Zambão Abdian Maia; Profa. Dra. Bárbara Cibelli da Silva Monteagudo; Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha.
PROGRAMAÇÃO COM EMENTAS E RESPECTIVOS PROFISSIONAIS
XXXIV Encontro Estadual APASE
“Educação pública com qualidade social e o avanço digital: tensões, contradições e possibilidades”
ACESSE AQUI, O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO!
1o dia (terça) – 18 de junho de 2024
12h30 – Credenciamento
13h30 – Café do aconchego
14 horas – Abertura Solene: Profª Ma Rosaura Aparecida de Almeida
15 horas – Conferência – “A construção do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas”
Palestrante: Profa. Dra. Maria Selma de Moraes Rocha – MEC
Ementa:
Sistema Nacional de Educação. A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024/2034. O Projeto de Lei 5230/23 e o novo Ensino Médio.
18h30 – Jantar
20 horas – Atividade de Enriquecimento
Ementa:
A atividade de enriquecimento é o momento em que se privilegia a saúde mental dos participantes, oportunizando a participação em uma atividade cultural/artística diferenciada, vivenciando novidades do mundo da cultura, promovendo um modo mais criativo e leve de se viver, pessoalmente e profissionalmente. O objetivo é oferecer uma atividade que reduza o estresse, a ansiedade e as sensações de tristeza e de solidão, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos em casa e no trabalho.
2º dia (quarta) – 19 de junho de 2024
8h30 – Palestra: “A importância da metodologia científica na construção da autoria da ação supervisora na implementação de políticas públicas”
Palestrante: Profa. Dra. Barbara Cibelli da S. Monteagudo – Supervisora de Ensino
Ementa:
O diálogo entre as teorias pedagógicas e as políticas públicas, como metodologia que permita compreender as palavras oficiais, encharcadas de sentidos e interesses diversos, e as palavras pedagógicas de especialistas e educadores, para a construção de uma escola pública de qualidade que promova a emancipação humana.
10h15 – Café do coletivo
10h30 – Comunicações: Supervisão de Sistema
Ementa:
Reflexão sobre a ação supervisora nos sistemas de ensino a partir de relatos de experiências e propostas de ação. Compartilhamento de conhecimentos vivenciados no fazer cotidiano da Supervisão de Sistema. Subsídio a processos de inovação.
12h30 – Almoço
14 horas – Mesa de debates: “Plataformas digitais na educação em tempos (extra) ordinários”
Palestrante: Profa. Dra Carolina de Roig Catini – FE – Unicamp
Debatedores: Prof. Dr Jesse Felipe – APASE / Luiza Martins – UPES/ Prof. Fábio Moraes – Apeoesp / Francisco Poli – UDEMO
Ementa:
Um olhar sobre o Plataformismo ou Plataformização da Educação no Estado de São Paulo e em alguns países. O uso dos materiais digitais e de plataformas tecnológicas no trabalho pedagógico e a consequente cobrança de metas e responsabilização aos profissionais da educação. Onde se situa o processo de ensino e de aprendizagem com a plataformização, considerando que a educação é muito mais que intermediação/circulação de informações ou conhecimento? Qual o espaço para a interação social?
16 horas – Café da resistência
16h15 – Debate
18h30 – Jantar
21 horas – Atividade de Convivência – Renovando a alegria, a confiança e o fortúnio
3º dia (quinta) – 20 DE JUNHO de 2024
8h30 – Mesa de debates: “Supervisão e sua importância para o Sistema de Ensino”
Palestrante: Profª Drª Graziela Zambão Abdian Maia – Unesp- Marilia -SP
Me Vinicius Mendonça Neiva – Secr. Executivo/Seduc (a confirmar)
Profª Ma Rosaura Aparecida de Almeida – APASE
Ementa:
A Gestão educacional/escolar em um contexto neoliberal de cunho gerencialista e a importância da Supervisão de Sistema na participação da definição de políticas educacionais para manutenção da Gestão Democrática da educação pública.
10h15 – Café da persistência
10h45 – Debate
12h30 – Almoço
14 horas – Roteiro Histórico-Cultural na Comunidade
Ementa
Conhecimento da história, da economia, da cultura, da educação e do lazer do município sede do Encontro e contato com a natureza.
18h30 – Jantar
20 hora – Atividade de Enriquecimento – Filme: Que horas ela volta?, da roteirista e diretora Anna Muylaert
Ementa
O filme “Que horas ela volta?” trata-se de uma crônica, que retrata a relação de trabalho (empregado e patrão), criticando as desigualdades da sociedade brasileira. Nesse sentido, o diálogo sobre o filme ajuda aos/às participantes do Encontro a refletirem sobre as relações sociais e de trabalho no Brasil e assim, entender melhor o público estudantil presente nas escolas públicas paulistas, considerando suas similitudes com as personagens do filme.
4º dia (sexta) – 21 de JUNHO de 2024
8h30 – Palestra – “Pedagogia da emancipação humana: a dimensão ética da educação pública”
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha – Instituto Paulo Freire
Ementa
A educação deve comprometer-se com a concretização da emancipação humana (política; cultural; intelectual; social etc) respaldada pela dimensão ética. Nessa perspectiva, como relacionar o ato educativo com o conhecimento da realidade em tempos neoliberais? A ética na educação pública e o diálogo permanente para promover processos pedagógicos emancipatórios.
10 horas – Café da saudade
10h15 – Debate
12h30 – Almoço
14 horas – Avaliação
16 horas – Encerramento
CURRÍCULO DOS PALESTRANTES JÁ CONFIRMADOS:
Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha
Doutor e Mestre em Educação pela FEUSP (respectivamente, 2003 e 1998). Licenciado em Pedagogia (1991) e bacharel em Ciências Contábeis (1980) pela Universidade Camilo Castelo Branco. É músico e compositor musical com formação em violão popular e erudito desde 1985. Está Diretor Pedagógico e palestrante do Instituto Paulo Freire desde 1994, onde é Coordenador Geral da EaD Freiriana (desde 2017), do “Programa Educação para a Cidadania Planetária” (desde 2010-2014) e do “Programa Extensão Universitária Emancipante (PREUNE, 2021-2024). Especialista em Planejamento Educacional e em Currículo, foi professor e pesquisador (graduação e pós-graduação) nas Universidades Camilo Castelo Branco (1995-2004) e Nove de Julho/SP (2000-2003). Foi professor efetivo da SEE-SP por 5 anos, atuando como docente da EJA Séries Finais, cursos técnicos e de magistério, também na rede privada. É autor dos livros “Planejamento dialógico” (2001; 2017), “Currículo Intertranscultural” (2004) e “Educar em todos os cantos (2007; 2012). É co-autor do livro “Educação Cidadã, Educação Integral” (2004) e foi Coordenador da Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire por 7 anos. Produziu três CDs musicais “Educar em todos os cantos” (2007; 2012); “Velho amigo” (2013-2014) e “Paixão de Amor ” (2015). Tem se notabilizado como compositor musical e autor de várias músicas e poemas inspirados na vida e obra de Paulo Freire.
Profa. Dra. Bárbara Cibelli da Silva Monteagudo
Doutorado em Educação pela Unesp-Marilia, Mestrado em Educação pela Unesp- Marília, Especialização em Gestão Educacional pela Unicamp, Especialização da Gestão da Rede Pública pela USP e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho (1995). Membro do grupo de pesquisa PROLEAO-Unesp-Marília. Atuou como professora em classes multisseriadas em zona rural, Escola Padrão, classes regulares, classe especial para deficientes intelectuais, também, foi coordenadora de creche, supervisora da rede municipal, diretor de escola na rede estadual. Desde 2004 é supervisora de ensino efetiva da Secretaria Estadual de Educação. É membro gestora regional do Programa Ler e Escrever e EMAI, parceria entre Secretaria da Educação e municípios regionais.
Profa. Dra. Carolina de Roig Catini
Professora livre docente do departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS) e pesquisadora da Linha de Pesquisa Trabalho e Educação no Programa de Pós graduação da FE-UNICAMP. Formada em pedagogia (2004), mestre em Sociologia da Educação (2008) e doutora na área de Educação, Estado e Sociedade (2013), todos realizados na Faculdade de Educação da USP. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sobre a privatização da educação vinculada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris – CRESPPA/CNRS (2019-2020). Experiência como educadora, professora e pesquisadora da educação formal e não formal, dedicada ao estudo das relações educativas e das mudanças na forma social da educação a partir da crítica das categorias trabalho, direito e tempo. Atualmente dedica-se à pesquisas relacionada à privatização e financeirização da educação básica, da nova divisão do trabalho educativo e do empreendedorismo na educação e na formação de trabalhadores/as.
Profa. Dra. Graziela Zambão Abdian Maia
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000; 2004) e pós-doutorado, pelo Programa PDJ do CNPq, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora assistente doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP) . Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da FFC/UNESP/Marília (2017-2021).
Profa. Dra. Maria Selma de Moraes Rocha
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História Social (2015), pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo(FFLCH/USP). Foi docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, ministrando História do Pensamento Político Brasileiro e História das Instituições Políticas Brasileiras, do Departamento de História da PUC de São Paulo e do Centro Universitário de Santo André. Foi assessora na área de educação da Câmara Municipal de São Paulo (1992-1996) e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1992) Foi Secretária Municipal de Educação em Santo André, na gestão 1997-2000. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001). Foi Presidente da Fundação Santo André (1997-2000). Foi diretora da Fundação Perseu Abramo (2003-2010). Diretora da Escola de Formação da Fundação Perseu Abramo (2010-2020). Foi Presidente da Câmara de Normas, Planejamento e Avaliação Educacional do Conselho Municipal de Educação (2014-2020). Atua como consultora e palestrante na área de políticas públicas de educação. Professora temporária do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (desde 2018).
COMISSÃO ORGANIZADORA DO ENCONTRO
Aparecida Demambro Bárbara Cibeli da Silva Monteagudo
Chelsea Maria de Campos Martins
Evelize Assunta Padovani
Ismael de Jesus Morales
Jesse Felipe
Maria Adriana Bachion
Maria Lúcia Lanza
Marli Aparecida da Silva Viçoti
Maria José Masé Bettini dos Santos
Rosaura Aparecida de Almeida
Simone Andrela Angeloti
Valdete Estevinho Rinaldi
COMISSÃO CIENTÍFICA DAS COMUNICAÇÕES
Profª Drª Bárbara Cibeli da Silva Monteagudo
Profª Drª Chelsea Maria de Campos Martins
Prof. Dr Élio de Assis
Profª Drª Helenice Maria Sbrogio Muramoto
Prof. Dr Jesse Felipe
Profª Ma Maria Adriana Bachion
Profª Ma Maria Lúcia Lanza
Profª Ma Marli Aparecida da Silva Viçoti
Profª Ma Maria José Masé Bettini dos Santos
Profª Ma Rosaura Aparecida de Almeida
Profª Drª Walkíria de Oliveira Rigolon
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