Na manhã deste sábado, 25/03, APASE recebeu, em sua sede, os cursistas para a apresentação do Seminário de encerramento do Curso de Extensão “Política Educacional e a Ação Supervisora no Governo Paulista”, promovido pelo Sindicato em conjunto com a Faculdade de Educação da Unicamp e, mais especificamente, o Grupo de Pesquisas e Estudos em Política Educacional (GREPPE).
Dentro do programa do Seminário, a Mesa de Abertura contou com a apresentação da Diretora-Presidente APASE, Ma. Rosaura Ap. de Almeida, e as falas e agradecimentos da Dra. Theresa Maria de Freitas Adrião, assim como da Dra. Elisangela Maria Pereira Schimonek e do Ms. Andrey da Silva Mori.
Na sequência, o Prof. Dr. Antonio Paciulli Newton Bryan proferiu a Conferência de Encerramento. Professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, ele fez doutorado em Educação pela Unicamp (1992) e pós doutorado pelo IEDES/Université Paris I (Panthéon-Sorbonne).
Nessa apresentação, os participantes, que fizeram 182 horas de aulas on-line realizadas aos sábados, entre os meses de agosto/2022 a março/2023, distribuídas em 8 módulos, foram divididos em 10 grupos, e de acordo com o tema, apresentaram seus trabalhos cujos textos, em breve, serão reunidos em um e-book final do curso.
A seguir, os temas e a relação dos integrantes de cada grupo:
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Grupo | Temas e cursistas | Mesa |
A | Reforma Educacional: os profissionais da educação
Jadilson Lourenço da Silva Marcelo Oliveira Alves Marcia Amelia Vianna Marselha Aparecida de Paula Rodrigues |
2 |
B | Os alunos não estão aprendendo na escola: o que a Supervisão de Ensino tem a ver com isso?
Débora Vomiero de Souza Robles Brandini Magali Zaparoli Piñeiro Marli Aparecida da Silva Viçoti Rosangela Caparroz Garcia |
3 |
C | Ação Supervisora: atuação orientadora ou prática precarizada?
Cassiana de Souza Perez Lucelia Manhorelo Perez Solange Siqueira de Andrade |
2 |
D | Supervisão de Ensino: impactos da NGP
Chelsea Maria de Campos Martins Dulcinéia Conceição Ligeiro Eliane Scandelai Soares Paulo Cesar Cedran |
3 |
E | O pensar acadêmico e a ação supervisora
Antônia dos Santos Evelize Assunta Padovani |
1 |
F | Ação supervisora paulista e o direito humano à educação
Marilene Regina de Almeida Nogueira Rosenei Cristina Ribeiro Victor Alves Tiago Bueno dos Santos |
1 |
G | Ação Supervisora na implementação do Novo Ensino Médio pelo Governo Paulista
Denise Camargo Gomide Maria de Lourdes Perez Regis Forner Rosemary Mattos |
4 |
H | Programa de Ensino Integral e o direito humano à educação
Amarildo Luchetti Fernanda Conceição Fontanelli Jorgeta Carlota de Souza Júlio Cesar Dias Maria Adriana Bachion |
1 |
I | Desigualdade educacional: no Novo Ensino Médio
Aldeni de Sousa Flávia Shirakashi Seimandi Perla Paulo Pires |
4 |
J | Desigualdade educacional: ensino regular noturno
Camila Aparecida Santi Ramos Debora Vasti Colombini B. de Almeida Iranilde Ferreira Miguel Mariana Lopes dos Santos |
4 |
No link abaixo, veja a galeria de imagens e vídeos deste intenso e produtivo Seminário:
https://photos.app.goo.gl/jvzxWVfHV7KdAyLn7
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Ofertado pelo Sindicato-APASE, esse encontro com a academia fez nascer um curso com programa de caráter teórico vinculado à ação supervisora, com temas da atualidade contemplados em sua perspectiva histórica, como Neoliberalismo; Elementos constitutivos da educação brasileira e paulista pós 1988; Privatização da educação básica: Formas e Dimensões; A educação como Direito Humano; O novo ensino médio; Os profissionais da Educação; A digitalização da Educação; Desigualdades educacionais.
O foco do curso é a atividade da supervisão de ensino e sua relação com as nuances da política educacional que viabilizam ou dificultam a concretização da educação como um direito humano e, nesses termos, concorrem para a redução das desigualdades educacionais e a afirmação da educação pública.
Ajude a edificar coletivamente nossa trajetória na batalha e nos deveres da classe com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Construindo sua história na luta e nos compromissos da categoria com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
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