Em podcast, Presidente APASE aborda várias questões que impactam o salário do Magistério

Na última terça-feira, dia 02/05, às 19 horas, a Diretora-Presidente APASE, Rosaura de Almeida, participou do Podcast do Canal Operário da Educação, cuja temática era o Piso Salarial do Magistério – Quais são os avanços e os desafios? A live contou, também, com a participação do Técnico do DIEESE, Thiago Soares.

Em sua fala, Profa. Rosaura destacou vários aspectos do piso salarial. Entre eles, o primeiro foi justamente o fato de se ter a Lei nº 11.738, que o instituiu, uma grande conquista e, paradoxalmente, o seu descumprimento por governos estaduais e municipais. Abordou a Resolução nº 7, de 2012, do MEC, que trata do uso de parcela do Fundeb para o pagamento integral do piso salarial dos profissionais da educação, medida que não é cumprida em muitas cidades. Assim como, explicitou o papel da Supervisão de Ensino no Quadro do Magistério.

Em se tratando de uma categoria majoritariamente de mulheres, Profa. Rosaura também alertou sobre a necessidade de se discutir a equidade de gênero na questão salarial. “Não há como valorizar a Educação sem valorizar os profissionais que nela atuam. E quando se fala em Magistério, uma carreira em que a maioria é formada por mulheres, é preciso falar do piso sob a perspectiva da equidade de gênero e do cumprimento da lei.”

Operário da Educação é um espaço democrático e plural. Criado pelo Professor de História, Eugênio B. Carvalho, em 2021, o Canal tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre o financiamento da educação pública, a formação continuada de professores, a qualidade social e a defesa de uma escola pública inclusiva favorável à educação emancipatória.

A importância da informação é papel de todos os sindicatos, não só os da educação, e para Rosaura canais progressistas como o Operário da Educação tornam informações complexas em algo como senso comum para toda a comunidade escolar, e como no caso do magistério, para que toda a sociedade assuma para si essa luta, esse controle e o acompanhamento de tudo o que se refere à escola pública.

Prof. Eugênio B. Carvalho salientou que o canal está à disposição para fazer justamente esse trabalho, que “não é só nosso mas é de todos, de procurar, na realidade, dentro das nossas limitações, oferecer esse tipo de formação. o que estamos fazendo aqui, agora”.

Assista ao Podcast completo no link abaixo. Divulgue e compartilhe!

https://youtu.be/vIHHlHxcIH8

Compartilhe

Mais notícias

APASE presente na reunião da FESSP-ESP: assédio no serviço público e formação sindical, em pauta

“Segundou com APASE” faz análise de Regimento Escolar

Assistência Jurídica – Incidência da Contribuição Previdenciária