Lançada em dezembro de 2023, em Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, a campanha “Fora, Feder!” continua a todo vapor. Uma das ações realizadas, nesses quase dois meses, são as faixas distribuídas pela Capital e no interior do Estado, com alertas ao Governador sobre o descontentamento do Magistério em relação ao Secretário da Pasta, Renato Feder. Veja a galeria abaixo:
Desde sua indicação ao cargo, Feder mantém-se na mídia não pelo seu currículo ilibado, mas por trazer descontentamento e polêmicas de seu último emprego. Feder já exerceu o mesmo cargo no Paraná, onde também apresentou medidas controversas na Educação. Já em solo paulista, o projeto de uso de material próprio e 100% digital nas escolas, ou seja, a não adesão ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação, foi a primeira derrota sofrida. Foram tantas as críticas que o Governo recuou na implantação do projeto.
Em outro caso, o Secretário foi investigado pelo Ministério Público de São Paulo por “conflito de interesse em contratos firmados pela pasta com uma empresa da qual Feder é acionista” (G1). Em que pese a nota da Secretaria da Educação em resposta ao Ministério Público, esclarecendo que os contratos foram firmados em 2022, antes do Secretário assumir o cargo, a referida empresa, de Feder, foi notificada em fevereiro de 2023, por conta do atraso na entrega dos computadores. Alegou ainda que, embora o contrato tenha sido feito na gestão anterior, o pagamento só seria realizado após a comprovação da entrega dos equipamentos.
SAIBA MAIS
A Campanha “Fora, Feder!” é capitaneada pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, movimento que reúne mais de 80 entidades de servidores, e conta com o apoio do Deputado Estadual, Carlos Giannazi.
Ajude a edificar coletivamente nossa trajetória na batalha e nos deveres da classe com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Construindo sua história na luta e nos compromissos da categoria com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Estamos aguardando seu contato.