APASE presente na reunião da FESSP-ESP: assédio no serviço público e formação sindical, em pauta

No dia 05/06/2024, o Sindicato-APASE foi representado pela Diretora-Presidente, Rosaura Ap. de Almeida, e pela Diretora de Cultura e Lazer, Maria Regina Pereira de Araújo, na reunião virtual do Grupo de Trabalho Permanente (GTP), promovida pela Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – FESSP-ESP, para tratar dos seguintes temas: Conhecimento e atualização das Ações da Federação em andamento; Orientações sobre as campanhas salariais e definições de futuras ações e propostas.

Entre as reivindicações e ações, em defesa dos Servidores do Estado de São Paulo, está a organização do primeiro encontro de combate ao assédio no serviço público (previsto para o mês de agosto), assunto esse com diversas denúncias relatadas por servidores. O objetivo desse encontro é esclarecer as formas de assédio, suas diferenças (assédio – moral e sexual) e como combatê-las. Para tanto, é necessário que cada Sindicato tenha dados fidedignos sobre o assédio entre seus filiados.

Outra frente de atuação debatida na reunião foi a realização do curso de Formação Sindical que abordará a história do movimento, as estratégias da negociação coletiva entre outras abordagens. Com carga horário de 22 horas e em duas modalidades: presencial e virtual – porém, somente com aulas ao vivo (nada gravado). As inscrições vão até esta quarta-feira, dia 12 de junho.

Realizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, o início do curso será dia 17 de junho e terá como foco a capacitação de lideranças. No primeiro dia, haverá a palestra sobre o papel do setor público no desenvolvimento do Brasil; no dia 25 de junho, a aula sobre história do movimento sindical e a primeira atividade sobre a negociação coletiva no setor público. Este último painel seguirá nos dias 11, 18 e 23 de julho.

A filiada APASE e ex-Presidente do Sindicato, Maria Clara Paes Tobo, participou da reunião e também é representante da entidade na FESSP-ESP. Lembrando que as Profas. Rosaura de Almeida e Maria Regina de Araújo fazem parte das Diretorias da Federação em: Assuntos da Educação e em Assuntos dos Aposentados, respectivamente.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho será realizada no mês de julho.

Compartilhe

Mais notícias

APASE presente na reunião da FESSP-ESP: assédio no serviço público e formação sindical, em pauta

“Segundou com APASE” faz análise de Regimento Escolar

Assistência Jurídica – Incidência da Contribuição Previdenciária