Entidades representativas do funcionalismo público federal, estaduais e municipais participaram da Marcha contra a Reforma Administrativa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quarta, dia 29/10/2025. O Sindicato-APASE foi representado pela Vice-Presidente do Conselho Deliberativo APASE, Evelize Assunta Padovan Monteiro.

A Câmara dos Deputados está com o assunto em pauta – uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto foi protocolada na última sexta (24/10). E nesse pacote da reforma ainda há um Projeto de Lei e um outro Complementar. Por tudo isso, o ato de hoje é uma manifestação de grande importância por reunir entidades de servidores de todo o país e atrair os olhares da população e dos deputados para essa causa.
A mobilização nacional pretende alertar os mais de 12 milhões de servidores que serão afetados pela reforma, assim como os cidadãos. “As premissas desta Reforma são, no mínimo, equivocadas, e terão como reflexos a precarização das relações e vínculos de trabalho no serviço público, com impactos nas carreiras, na vida
laboral, na previdência dos servidores, e, especialmente, na efetividade do atendimento ao cidadão em suas demandas”, é o alerta que consta na “Carta aos Deputados – Posicionamento Contra a Reforma Administrativa” produzida e divulgada pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público. É possível acessá-la AQUI.
Outras tantas ações vem sendo realizadas localmente, nos últimos meses, como: a Audiência Pública contra a Reforma na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo; a visita aos escritórios dos deputados federais de São Paulo; ações no interior do Estado com o apoio de algumas entidades para conversa com deputados; moções de apoio nas Câmaras Municipais paulistas.
SAIBA MAIS:
Ajude a edificar coletivamente nossa trajetória na batalha e nos deveres da classe com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Construindo sua história na luta e nos compromissos da categoria com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Estamos aguardando seu contato.