A Diretora-Presidente do Sindicato-APASE participou da Audiência Pública da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – DPE, sobre a Plataformização do Ensino, na quinta-feira, dia 20/02/2025.
Na Mesa de Abertura estava Gustavo Samuel da Silva Santos, coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública de SP, e, na Mesa de Encerramento, Bruno Orsini Simonetti, promotor de Justiça do GEDUC/MP-SP.
Após a abertura, os inscritos, tanto presenciais quanto remotos, puderam se manifestar apresentando dados e exemplificando os prejuízos para profissionais da Educação e estudantes, como fez a Presidente APASE em sua fala. Ela alertou para os problemas advindos dessa plataformização para alunos, assim como para Supervisores e Diretores, cujas plataformas digitais de gestão impactam na atuação da direção da escola e na atuação da supervisão de ensino.
“Nós temos associado a isso uma precarização das relações de trabalho. Entregamos para o MP um conjunto de livros com uma série de artigos publicados pelo Sindicato, que tratam da plataformização, bem como no Jornal APASE, de junho a setembro, temos também um artigo do nosso Diretor de Assunto Sindicais, Prof. Jesse Felipe, em que ele se utiliza da sua ação supervisora, quando vai às escolas do seu setor, ouvir os alunos naquele ciclo de acompanhamento formativo das escolas de período integral, que eles estão tentando aprender, apesar das plataformas.” E falou ainda que, assim como para os estudantes, existe uma vinculação de prêmio e castigo também para os profissionais em relação ao uso dessas plataformas de controle.
Nesses depoimentos o que se observa são professores exaustos, cansados e estudantes com a percepção de que a escola está mais triste. “Precisamos devolver para os profissionais da Educação o seu respeito, o seu protagonismo, a sua autoria profissional porque é isso que faz a educação de qualidade no Estado de São Paulo”, concluiu ela.
Ajude a edificar coletivamente nossa trajetória na batalha e nos deveres da classe com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Construindo sua história na luta e nos compromissos da categoria com a educação no âmbito do sistema estadual de ensino de São Paulo.
Estamos aguardando seu contato.